06/03/2009

Herbert Marcuse, old school warriors, vol.1







Nos termos de "A ideologia da sociedade industrial", a organização tecnológica da sociedade impede que sujeitos se organizem coletivamente com motivação crítica e em direção a uma práxis transformadora. Essa forma social afeta os próprios meios com que se realiza a experiência da sociedade. Assim "desaparecem" os novos movimentos sociais enquanto novos sujeitos políticos potenciais. Nesses termos a democracia convertida em técnica, seja de representação, de participação, de gerenciamento, constitui a forma social da sociedade que é o modelo de contenção da transformação. Ou seja: ocorre a conversão da sociedade em organização social e da política em técnica de administração da mesma.

---

A nossa sociedade se distingue (das anteriores) por conquistar as forças sociais centrífugas mais pela tecnologia do que pelo terror, com uma dupla base: numa eficiência esmagadora e num padrão de vida crescente.

---

enfim, o mundo da felicidade de plástico nos convidadando agressivamente a compartilhar de sua miséria espriritual, reduzindo nossa existência a um bom emprego, a um bom salário, para o consumo ilimitado de objetos e pessoas. affffff.....