27/09/2008

O ovo

No ninho da galinha os ovos serão chocados. Cada pinto desenvolve o que chamam de vida, a centelha que lhes fara seres. A clautrofobia que vem no gen de cada um os fará quebrarem as cacas onde ficaram prontos para virem à luz. E, daquela ninhada de dez ovos, um não vingou. O pinto dentro do ovo desenvolveu não a claustrofobia salvadora, mas a síndrome do pânico. Um medo de sair do ovo que suplantava sua vontade de estourar para a vida. A galinha, com seu instinto maternal, quebrou a casca e retirou a fórceps o pinto que por si não quebrou o ovo.
O pinto, apavorado, se meteu dentro de um vaso quebrado do lixo do quintal e se recusava a zanzar pelo quintal.
Um veterinario sensível poderia intuir o mal. Mas, é um caso para um terapeuta, só que a galinha não sabe disso.

por Nani, no livreto "Humor politicamente incorreto".

23/09/2008















eu construi meus sonhos e os enterrei nas cavernas.
deixei eles presos aos meus desejos
os escondi nas minhas magoas,
os prendi nos meus medos,
fugi deles e os deixei cansados e solitários.
não me fechei para eles?
são eles meus males minhas agruras,
sentimentos sufocados.

eu tenho bem pouco dinheiro para realiza-los,
mais eu vejo coisas!
assim como a noite é a dama do descarrego e senhora das ilusões.

elas é tambem noite dos sedentos fugitivos.
se o dia não me deixa ser ou viver, sempre com sua língua e seus olhares capciosos.
o que me satisfaz o que me deixa realizado.
não tenho dinheiro pra isso mais continuo sendo uma fugitivo do dia.
e assim como muitos eu posso dizer encontrei minha alma gemia,
ali logo depois do sol esta minha acalentadora e amada.
eu te amo pois teu amor é desigual.
já vi os raios do sol e sua mania de saber onde esta o estranho da escuridão.
eu estou noivo não ta vendo.
e você!!!
tem alguma razão sobre o quanto você é igual.

21/09/2008

fábrica de sonhos

da janela da minha goma deu pra ouvir, durante todo o sábado e domingo, um evento católico carismático urrando as verdades verdadeiras da religião perfeita. enfim, quem é contra vai arder nas chamas do inferno. levanta a mãozinha, dá um sorrizinho, balança a bundinha e grita aleluia. abraça teu amigo do lado, diz pra ele que aceite jesus senão ele vai se fuder aí... quem aceitou jesus dá um grito! quem se salvou dá um grito! quem está feliz dá um grito!
o monopólio da graça, como qualquer monopólio produz montros, mortes e ignorância. porque tanto medo da experiência?
mas afinal, qual é o teu critério de normalidade? sim, o que te faz diferenciar o normal do anormal, o certo do errado, o agradável do condenável?
e, afinal, porque temos que possuir desejos tão parecidos? sempre em bandos, e na maioria das vezes em rebanhos, vigiamo-nos uns aos outros? o convívio deve ser facilitado e se tivermos o mesmo perfil tudo se tornará mais fácil, não é?
perdemos a individualidade - o medo e os critérios esmagam, ameaçam o milagre da personalidade.
e, afinal, quais os teus critérios para julgar-me errado? a revista caras? o encarte de promõções do jornal? o jornal? o que o povo está comentando? a moral? a religião? o mercado?
essa gente é toda igual: conhece um, conhece todos. religiosos são sempre iguais, independentemente do ponto do globo - a religião, ou o fenômeno religioso preza o papel de monopolizar a experiência mística. conduzí-la, formá-la enfim. as grandes cidades também são todas iguais, funcionam da mesma maneira. chamam isso de modernidade, democracia, globalização, a maneira certa, etc. FÁBRICA DE SONHOS.
sonhos outros são demonizados. sempre demonizados, em maior ou menor grau e velocidade.
é necessário compartilhar. isto é deus. porque os caminhantes, os viajantes, os nômades são o demônio? qualquer busca individual é demônio? por este motivo a arte sempre precisou ser controlada. perseguida, censurada, ignorada, fabricada, incentivada, criada, etc. - FÁBRICA DE SONHOS.
o artista cria sonhos, é um pequeno deus. mas também um pequeno perigo. novas percepções sempre são, ainda que potencialmente, novos perigos. diga-me com o que sonhas e te direi quem és. e tenho dito.


20/09/2008

ligou é sucesso


12/09/2008

vários tambores

"Por que deveríamos estar tão desesperadamente apressados para ser bem-sucedidos e em empreendimentos tão desesperadores? Se um homem não acompanha o passo de seus companheiros, talvez seja porque ele ouve tambores diferentes. Deixe-o marchar de acordo com a música que ouve, por mais compassada e distante que seja."

H. D. Thoreau

mutações contemporâneas da palavra rebelde











































vontade


08/09/2008

zeitgeist, o filme. acredite se tiver coragem.




Zeitgeist, the Movie é um filme de 2007 produzido por Peter Joseph (pseudônimo de James Coyman) da GMP LLC, que apresenta uma série de teorias de conspiração relacionadas ao Cristianismo, ataques de 11 de setembro e a Reserva Federal dos Estados Unidos da América. Ele foi lançado online livremente via Google Video em Junho de 2007. Uma versão remasterizada foi apresentada como um premiere global em 10 de novembro de 2007 no 4th Annual Artivist Film Festival & Artivist Awards.


Chögyam Trungpa Rinpoche: "A espiritualidade é um termo específico que na verdade significa lidar com a intuição. Na tradição teísta há a noção de apego a um conceito. Um certo ato é considerado como não aceitável para um princípio divino. Um certo ato é considerado aceitável para o divino. Na tradição do não-teísmo, no entanto, é bastante direto que os casos da história não são particularmente importantes. O que é realmente importante é o aqui e o agora. O agora é definitivamente agora. Nós tentamos viver o que está disponível ali no momento. Não faz sentido pensar que existe um passado que poderíamos ter agora. Isto é agora. Este precioso momento. Nada místico, apenas "agora", muito simples, direto. E desse "agora", contudo, emerge sempre um sentido de inteligência de que estamos constantemente em interação com a realidade, um por um. Lugar por lugar. Constantemente. Nós na realidade vivemos uma fantástica precisão, constantemente. Mas nós sentimo-nos ameaçados pelo "agora" e saltamos para o passado ou o futuro. Prestando atenção aos bens materiais que existem na nossa vida, esta vida rica que nós levamos, todas as escolhas tomam lugar a todo o momento, mas nenhuma delas é considerada boa ou má, porque se todas as coisas que vivemos são experiências incondicionais, elas não vêm com uma etiqueta dizendo "isto é considerado mau" ou "isto é bom". Mas nós vivemo-las mas não tomamos a atenção devido a eles. Nós não damos conta que vamos a algum lado. Nós consideramos isso um incômodo. Esperar pela morte. Isso é um problema. É o não confiar propriamente no "agora", que aquilo que vivemos agora possui muitas coisas poderosas. É tão poderoso que nós somos incapazes de o enfrentar. Consequentemente, temos que emprestar do passado e convidar o futuro a todo momento. E talvez seja por isso que procuramos a religião. Talvez seja por isso que andamos na rua. Talvez seja por isso que nos queixamos à sociedade. Talvez seja por isso que votamos nos presidentes. É bastante irônico... Na verdade muito engraçado."


Jordan Maxwell: "Quanto mais você começa a investigar aquilo que pensamos conhecer, de onde viemos, aquilo que pensamos estar fazendo, mais começamos a perceber ao que estamos submetidos, estamos submetidos a todas as instituições. O que te faz pensar por um minuto, a razão pela qual a Religião foi a única instituição que até hoje nunca foi "tocada"? As instituições religiosas sempre estiveram na base de toda a porcaria deste mundo. As instituições religiosas são postas neste mundo, pelas mesmas pessoas que governam a sua vida e a sua educação corrupta, que preparam cartéis de bancos internacionais. Porque nossos “Mestres” não dão a mínima para você ou sua família. Tudo com que eles se preocupam e com o qual sempre se preocuparam é em controlarem esse mundo inteiro. Nós fomos desviados da verdadeira e divina presença no universo que os homens tem chamado de "Deus". Eu não sei o que Deus é. Mas tenho certeza do que Ele não É. E até que esteja preparado para olhar para a realidade, ir até onde for preciso, independentemente de onde nos possa conduzir, mesmo que queira enfiar a cabeça na areia ou jogar no time que está ganhando, chegará um ponto em que irá descobrir que tens brincado com a justiça divina. Quanto mais você educa sua mente, mais você compreende as origens de tudo mais óbvios se tornam os fatos e mentiras surgem por todos os lados. Você tem que saber a Verdade, procurar a verdade e ela te libertará."


"Eles devem achar difícil... Aqueles que tomaram a autoridade pela verdade, em vez da verdade pela autoridade." (G. Massey, egiptólogo)


George Carlin: "Se tratando de enrolação, a maior conversa fiada de todos os tempos, você tem que tremer um pouco e concordar. O campeões de todos os tempos no que diz respeito a falsas promessas e exageros é a Religião. Pensem um pouco. A Religião definitivamente convenceu as pessoas que há um homem invisível que mora no céu que vigia tudo o que você faz, todos os minutos do seu dia e o homem invisível tem uma lista especial de dez coisas que ele não quer que você faça e se você fizer quaisquer destas dez coisas, ele tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, queimaduras, torturas e sofrimento, para o qual vai te mandar para viver, sofrer, arder, sufocar, gritar e chorar para todo o sempre até ao fim da eternidade... mas ele te ama! Ele te ama... e precisa de dinheiro! Ele sempre precisa de dinheiro! Ele é todo-poderoso, sabe tudo e tem tudo, mas de alguma forma... precisa de dinheiro! A Religião lida com bilhões de doláres, não pagam impostos e precisam sempre de um pouco mais. Agora, contem-me uma enganação maior que essa... enrolação sagrada."


Bill Hicks: "Cristianismo fundamentalista, fascinante. Eles pensam realmente que o mundo tem apenas 12,000 anos. Eu perguntei: "OK, e os fósseis dos Dinossauros?" Respondeu: "Fósseis de Dinossauro? Deus colocou-os lá para testar a nossa fé!" "Eu acho que o teu Deus te colocou aqui para testar a minha fé!"


"A religião Cristã é uma paródia à adoração do sol, onde colocaram um homem chamado Jesus Cristo em seu lugar, e começaram a entregar esse personagem a devoção que entregavam ao sol." (Thomas Paine - 1737/1809)


Jordan Maxwell: "Nós não queremos ser indelicados, mas temos que ser factuais. Não queremos magoar sentimentos, queremos ser academicamente corretos, naquilo que compreendemos e sabemos ser verdadeiro. O Cristianismo simplesmente não é baseado em verdades. Consideramos que o cristianismo foi apenas uma história romana, desenvolvida politicamente."


"A religião nunca poderá reformar a humanidade porque a religião é escravidão." (Robert G. Ingersoll - 1833-1899)


David Ray Griffin: "Um mito é uma falsa ideia que é amplamente seguida. No contexto religioso, opera como uma história que guia e mobiliza povos. O essencial não está na credibilidade da história mas sim na forma como funciona. Uma história não funciona se não tiver uma comunidade ou nação que acredite nela. Nunca será matéria de debate questionar a veracidade da história sagrada. Os guardiães dessa fé nunca participarão num debate com eles. Os questionadores serão ignorados, ou denunciados como hereges e blasfemos."


Porque vocês e 62 milhões de americanos estão me vendo neste momento? Porque menos de 3% de vocês lêem livros. Porque menos de 15% de vocês lêem jornais. A única verdade que conhecem é aquela que vem desta caixa. Existe uma geração inteira que não conhece nada que não tenha saído dessa caixa! Ela é a verdade absoluta, a última revelação. Ela pode construir ou destruir presidentes, papas, primeiros-ministros. É a força mais maravilhosa e poderosamente maldita deste mundo, e ai de nós se algum dia cair nas mãos erradas. E quando a maior empresa do mundo controlar a maior e mais perfeita máquina de propaganda criada, quem saberá que merda será tomada como verdade através da programação! Prestem atenção... prestem bem atenção. A Televisão não é a verdade. A Televisão é uma droga de um parque de diversões. É um circo, carnaval, uma parada de acrobacias, cantores, malabaristas, domadores de leões e jogadores de futebol. É a matança do aborrecimento. Mas vocês sentam lá, todo dia, toda noite, todas as idades, cores, credos. Nós somos tudo aquilo que vocês conhecem. Vocês começam a acreditar nas ilusões que pomos aqui, acreditam que esta caixa é a realidade e as suas vidas não são reais. Vocês fazem tudo o que a caixa lhes diz pra fazer. Vocês vestem-se como a caixa, comem como a caixa, criam as crianças como vêem na caixa e até pensam como os seres da caixa. Isto é alienação em massa, seus dementes! Vocês é que são reais, pensem!, nós somos a ilusão.


06/09/2008

mm12, corpos abertos

aceitaram-na. era sorridente e prestativa para com todos. demonstrava sempre o quanto era feliz. muito feliz. felicíssima.

mais micromitologias aqui.

02/09/2008

horário eleitoral da agressão gratuita


01/09/2008

outsider




A figura do outsider. Do cara que não se enquadra. Do sujeito que não faz questão de pertencer a nenhuma turma. O cara que no colégio sentava na última carteira, não falava com ninguém e ia embora sozinho. Havia algo de muito maneiro em figuras desse naipe.


Leia na íntegra aqui, por Mário Bortolotto.